Dicas

Quantos dias posso andar com veículo novo sem placa?

Quantos dias posso andar com veículo novo sem placa?

Muitos cidadãos que adquirem um veículo zero quilômetro têm dúvidas sobre quanto tempo é possível rodar sem placas e se isso é ou não permitido.

Segundo o especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional, Celso Alves Mariano, é possível circular com um veículo novo por até 15 dias sem emplacá-lo, contando a partir da data do carimbo de saída na nota fiscal do veículo, porém, existem limitações. “A Resolução 269, do Contran, prevê que o carro pode circular apenas do pátio da fábrica ou da concessionária até o órgão de trânsito do município de destino. Por esse motivo, não é possível circular, por exemplo, à noite ou em finais de semana, períodos nos quais os órgãos de trânsito não funcionam”, afirma o especialista.

Para trafegar com segurança, é imprescindível que o condutor esteja de posse da nota fiscal de compra, que deve trazer o carimbo de saída da concessionária com a data na qual o modelo foi entregue. O consumidor tem, nesse prazo, o dever de registrar e licenciar o veículo junto ao órgão de trânsito de sua cidade.

Após os 15 dias, o condutor que rodar sem placa cometerá uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos no prontuário de sua CNH. Além disso, terá seu veículo recolhido, conforme prevê o artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Cuidados com a placa

As letras e números da placa devem sempre estar legíveis. É uma infração de trânsito rodar com números e letras apagados. Nesses casos, o motorista deverá solicitar uma segunda via da placa, pois não é permitida a pintura das letras.

Além disso, a placa do carro deve estar na posição reta para a perfeita leitura dos números e letras pelos agentes de trânsito. Se, por algum motivo, o lacre da placa traseira romper, é necessário procurar o Detran. Carros sem lacre na placa podem ser guinchados. Na placa dianteira não há necessidade de lacre.

Fonte: Portal do Trânsito

Assuntos: DESTAQUE
Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?