Notícias

Detran-MG adia prazo para exigência do licenciamento de veículos devido à pandemia

Detran-MG adia prazo para exigência do licenciamento de veículos devido à pandemia

A exigência do licenciamento de veículos de 2020 ainda não tem data para ocorrer em Minas Gerais. A informação foi publicada ontem no site oficial do Departamento de Trânsito (Detran-MG), em resposta a questionamentos que vêm sendo feitos nas redes sociais.

Em 2020, a taxa de licenciamento venceu no início de abril e o cronograma inicial previa a exigência do comprovante de pagamento a partir de junho. No entanto, o Detran comunicou que a pandemia do novo coronavírus levou a adiar a obrigatoriedade de apresentação do novo documento.

Segundo as informações do órgão, até o momento, ainda não há data foi estabelecida para início da cobrança do CRLV 2020. Com isso, todos os automóveis já licenciados no ano passado podem circular normalmente pelas ruas do Estado. “O CRLV do ano de 2019 está plenamente válido e autoriza o veículo a circular em todo o território nacional”, continua a nota.

Para quem pagou a taxa de licenciamento com antecedência e ainda não recebeu o documento, o Detran-MG orienta a consultar no site a situação do veículo. Se houver apenas a resposta “não emitido”, significa que não há pendências e o cidadão pode aguardar em casa o envio do documento. Assim que o documento for expedido, já será possível baixá-lo pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, mesmo que ainda não tenha sido postado nos Correios.

O Detran-MG ainda esclarece que o CRLV é documento de porte obrigatório, mas pode ser apresentado tanto impresso quanto em meio digital pelo Aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Para obter o CRLV digital, basta acessar o portal de serviços do Denatran ou acessando a loja de aplicativos conforme o modelo do seu smartphone (APP STORE para IOS e Play Store para Android) e seguir as instruções. Automaticamente, o sistema localizará todos os veículos registrados em nome da pessoa e possibilitará o download e armazenamento do documento em formato eletrônico.

Apesar do prazo para a cobrança do CRLV 2020 ter sido adiado, o comunicado do Detran ressalta que não houve extensão do vencimento do IPVA 2020, do DPVAT e nem da taxa de licenciamento. O órgão posiciona que o calendário foi fixado no fim do ano passado pela Secretaria de Estado da Fazenda e não teve alteração. “Esses vencimentos não foram prorrogados. Assim, é necessário fazer o pagamento de todos os débitos normalmente para regularizar a situação do veículo”, continua o texto.

Fonte: Jornal da Manhã

Assuntos: DESTAQUE
Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?