Notícias

CONTRAN suspende prazo pra transferir e emplacar veículos

CONTRAN suspende prazo pra transferir e emplacar veículos

Diante da crise do coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no último dia 20 uma deliberação em que amplia e interrompe os prazos de processos e procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. Entre as medidas está a interrupção, por tempo indeterminado, do prazo para que o condutor possa dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 19/02/2020.

O mesmo se aplica para a Permissão de Dirigir (PPD) e para a expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020 e para registro de licenciamento de veículos novos – desde que ainda não expirados.

“Estamos considerando a necessidade urgente de se evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços afetos ao trânsito, além de ajudar caminhoneiros e motoristas profissionais”, explicou Frederico Carneiro, diretor do Denatran e presidente do Contran.

Outra determinação estabelece que, a partir de agora, o prazo para conclusão do processo de habilitação passou de 12 para 18 meses. Com isso, quem começou o processo em março do ano passado e ainda não concluiu, por exemplo, terá até setembro para finalizar o processo.

Ficam interrompidos também, por tempo indeterminado, prazos para defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação, além do prazo para identificação de condutor infrator.

Assuntos: DESTAQUE
Deixe seu comentário

Comentário

Nome

E-mail

Quanto é ?